segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Do leste...

Comecei a manhã a ajudar um casal ucraniano.
Encontrei-os completamente perdidos na estação principal, sem falarem português e arranharem mal o inglês.
Para além de estarem na estação errada, quando chegassem à estação correcta, só teriam dois minutos para apanhar o comboio para Lisboa. Instalou-se o pânico. Foi a parte em que eles começaram a falar ucraniano à minha frente e eu ali no meio ainda a acordar de uma noite mal dormida.
Depois de cinco minutos de truques e recomendações já dentro do comboio que os levaria à estação (You go down the stairs and you've to run fast), acho que consegui salvar-lhes o dia. Ou então não. É daquelas coisas que nunca saberemos o desfecho, porque entretanto, o nosso comboio segue e não ficámos para ver. Mas morri de curiosidade durante toda a viagem.


Curiosamente, é baseado numa viagem o filme que estreia esta semana. «A Minha Alegria» de Sergei Loznitsa foi rodado na Ucrânia, mas retrata a Rússia profunda. Eu já vi e é absolutamente fantástico. São sinceros os elogios. Faz lembrar Michael Haneke pela violência. A diferença é que obriga o espectador a reflectir sobre uma estória(as) que não é linear e sobre uma personagem Dostoevskiana. Do melhor que já vi nos últimos tempos.

Sem comentários: