terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nice/Saint-Paul de Vence




A minha passagem por Nice foi coisa de algumas horas. A minha sugestão é uma volta pela cidade-velha, mas mesmo obrigatória é a subida até à Colline du Château onde terão uma vista privilegiada sobre a Baía de Nice. Ah! Já percebi porque apelidam esta região de "Cote D'Azur"! A água, azul-turquesa, tem um efeito magnético.Eu gostava de fazer comparações entre a cor da água de Nova Caledónia ou Seychelles, mas por agora fico-me pelo sul de França e sem hotel de cinco estrelas.
 


A poucos quilómetros de Nice descobri outras villages circundantes que se revelaram bem interessantes, como foi o caso de Saint-Paul de Vence. Um burgo medieval que tem a particularidade de acolher dezenas de galerias e próximo a Fundação Maeght. É o destino ideal para o final de tarde, bisbilhotando os trabalhos dos artistas e artesãos, que trabalham ali mesmo de porta aberta. Mais tarde pelas minhas viagens na Provence pude comprovar que há outras vilas algo semelhantes, embora Saint-Paul de Vence seja por excelência o burgo dos artistas franceses. Vá, uma espécie de Miguel Bombarda em ponto grande, feita de pequenos pormenores que saltam à vista em cada ruela. Eu fiquei apaixonada, apesar de já em Maio os turistas serem mais que muitos e eu só mais uma.





Sem comentários: