segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pelos meandros da máfia


Ouvir e ver Roberto Saviano, este fim-de-semana, foi para mim uma lição de vida. Lição de vida, enquanto jornalista e pessoa. Não li o livro, mas vi o filme, se bem que segundo o próprio são coisas muito diferentes.

Pareceu-se ser uma pessoa, que vive numa espécie de limbo. Não está morto, mas é como se estivesse nestes últimos três anos. Notou-se pelas palavras, mas sobretudo pelo olhar.

Tive a sorte de ir acompanhada por uma Italiana, caso contrário o entendimento da conferência teria sido diferente. Os italianos sabem do «sistema», toda a gente sabe, mas ninguém diz nada, porque simplesmente nada podem fazer para alterar as hierarquias. No sul da Itália ou és da máfia ou então estás lixado.

No final saí de lá com a sensação que conheci um figura que está a fazer história em Itália. Alguém de facto importante. E ainda por cima é giro!


P.S.1 - Já sei que pelos vistos apareci na televisão a fazer aquele meu tique com o cabelo.
P.S.2 - Frases que gostei: «A máfia não tem medo de mim, mas sim dos meus leitores»; «A cocaína é uma espécie de paliativo contra o cansaço. Quando é usada para ajudar a tua família, então tem uma justificação»; «Falar das contradições é resistir»; «A palavra mete medo ao poder»; «Não me interessa saber quem é deus, interessa-me saber de que lado ele está»...Roberto Saviano.

Sem comentários: