domingo, 18 de abril de 2010

Retomando a Madeira....

Quero muito lá voltar. Aquele clima deixa inveja a qualquer nortenho. E depois há a imensidão do mar. Aquele oceano persegue-nos para todo o lado. E eu sou uma mulher do mar. Os meus pais enganaram-se quando decidiram montar arraiais no litoral, quase interior. Em que a qualidade de vida compensa em determinados aspectos, mas naqueles que eu considero essenciais não.

Tudo isto para dizer que a Madeira é de facto um paraíso, visitado sobretudo por "estranjas"(terceira idade proveniente da Inglaterra e Alemanha) que eu tive oportunidade de conhecer de perto. Onde é que andavam os turistas portugueses na Madeira?

A comida é supimpa. Espetada com milho. Bolo de caco de manteiga ou chouriço. Mousse de maracujá. Bife de Atum. Uma delícia meus amigos. Um manjar dos deuses. Já para não falar da poncha. A regional, laranja, limão, tangerina, maracujá. A forma ideal para acabar o dia.

Santana foi uma desilusão, mas aquele mar ao fundo é de cortar a respiração. S. Vicente é um paraíso azul rodeado de montanhas esmagadoras. A Camacha é a serra, o verde e o ar puro. Ah! E foi lá que se jogou futebol pela primeira vez, em 1875.

Havemos de voltar à Madeira.

Sem comentários: