quinta-feira, 24 de junho de 2010

A caminho do fim...




Mas será que poderemos tornar as coisas melhores para os da Idade da Pedra? Somos capazes de construir um frigorífico? Conseguiremos, ao menos, saber como ele funciona? O que é a electricidade? O que é a luz?

Todos os dias, na nossa vida,experimentamos essas coisas, mas de que é que elas nos servem a partir do instante em que nos encontramos nos primórdios do tempo e não conseguimos dizer às pessoas quais são os princípios fundamentais da física, quanto mais fazer qualquer coisa que melhore as nossas condições? Dá-me só um exemplo de uma coisa que pudesses fazer neste momento? Eras capaz de fazer nem que fosse um simples fósforo com que pudesses provocar uma chama riscando-o na rocha?

Pensamos sempre que somos muito bons e modernos. Alunagens, corações artificiais. Mas se, de repente, formos atirados para trás no tempo e dermos de caras com os antigos gregos? Os gregos descobriram a trignometria. Fizeram autópsias e dissecações. Que é que tu poderias dizer a um grego da antiguidade que ele não respondesse com um «e daí?»

in Ruído Branco, Don DeLillo

Sem comentários: